quinta-feira, 30 de outubro de 2008

aula 4- sociais

CIÊNCIAS SOCIAIS

Curso de Direito
Unidade Pinheiros
1 e 2 semestres
Profa. Gisele Salgado

AULA 4

KARL MARX I





I) MARX – Vida e obras
• cronologia de obras e principais acontecimentos 1818 - Nasce Karl Marx em Treves, antiga Prússia Renana
1835 - Marx estuda Direito em Bonn
1836 - Marx estuda Direito, Filosofia e História em Berlim e participa de um clube de estudantes da Universidade de Berlim - os Jovens Hegelianos - que critica a cristandade
1841 - Marx defende sua tese de doutorado sobre a filosofia de Epicuro e passa a trabalhar na Rheinische Zeitung, em Colonia.
1843 - Marx se estabelece em Paris e publica a Crítica à filosofia do Direito de Hegel e Questão judaica 1844 - Marx redige os Manuscritos ecomômico-filosóficos, publicados na Europa somente em 1932. Marx conhece Engels e juntos escrevem A sagrada família
1845 - Marx é expulso da França e vai para a Bélgica
1846 - Marx e Engels redigem a Ideologia alemã
1847 - Marx escreve Miséria dafilosofia e o Manifesto do Partido Comunista a pedido da Liga Comunista de Londres, juntamente com Engels
1848 - As classes populares instituem, em Paris, a "república social". Marx é expulso de Bruxelas e volta a Paris, e dali à Prússia
1849 - Marx é extraditado, dirige-se a Paris, de onde é expulso, e instala-se na Inglaterra onde publica Trabalho assalariado e capital, conferências pronunciadas, em 1847, na Associação Operária Alemã, em Bruxelas
1850 - Marx publica A luta de classes na França de 1848 a 1850
1851-1862 - Marx colabora com a New York Tribune
1852 - Marx publica O dezoito brumário de Luis Bonaparte. Dissolve-se a Liga dos Comunistas. Comte publica O catecismo positivista - exposição sumária da religião universal
1857 - Marx publica Fundamentos da crítica da economia política.
1858 - Nasce David Émile Durkheim, em Épinal, região de Lorena, França
1859 - Marx publica Contribuição para a crítica da economia política. Darwin publica A origem das espécies 1863 - É criada a Associação Internacional dos Trabalhadores. Marx dirige-a, redige seu manifesto inaugural e seus estatutos
1864 - Nasce Max Weber em Erfurt, Alemanha
1865 - Marx escreve Salário, preço e lucro
1867 - Marx publica o primeiro volume de O capital
1870 - O valor da produção alemã supera o da França. A França declara guerra à Prússia. O proletariado parisiense estabelece a Comuna de Paris
1871 - Unificação da Alemanha, vitória de Bismarck sobre a França, Marx publica A guerra civil na França. Cai o Segundo Império francês. Derrota da Comuna de Paris
1875 - Marx publica Crítica ao Programa de Gotha.
1883 - Morre Marx
• Obras: A ideologia alemã, Miséria da filosofia, Para a crítica da economia política, O capital, o manifesto do partido comunista



II) Materialismo histórico e dialético
• Teoria que visa superar o idealismo hegeliano
• Busca uma análise da vida social
• Materialismo histórico. “Segundo Marx, as condições materiais vigentes na sociedade é que determinavam nosso pensamento e nossa consciência. Ele dizia que não eram os pressupostos espirituais que levavam a modificações materiais, mas exatamente o oposto: as condições materiais é que determinariam, em última estância, as espirituais, sendo decisivas para a evolução da História. Sua posição materialista pressupõe que a existência precede a consciência” .
• “O conceito de materialismo histórico vem em primeiro lugar: recusando a determinação mecânica do econômico sobre o social, propõe um tratamento específico da questão da dominação na sociedade, evidenciando a luta de classes como motor de todas as transformações sociais, atribuindo aos homens organizados o poder de condução da sociedade e apontando o socialismo como fase de transição dentre o capitalismo e o comunismo, tempo no qual a sociedade já não seria organizada com base em classes sociais, fato que eliminaria os conflitos sociais e ensejaria o fim da história” .
• Materialismo dialético. Marx utiliza-se dos conceitos de dialética de Hegel, que entendia que para se conhecer era preciso estabelecer uma tese e uma antítese que levaria em uma nova tese. Marx utiliza desse conceito de dialética de Hegel, porém não nos mesmos termos. Para Marx a contradição existente no próprio sistema não se resolvem por elas mesmas, pois é preciso da ação dos homens.
• “Ao estabelecer sua hegemonia, dado sistema social engendra dentro de si as contradições que ensejarão o processo que levará a sua derrocada posterior. O pressuposto marxista é de que as sociedades evoluem pela oposição sistemática entre seus pólos opostos. O sistema social hegemônico que se estabeleceu torna-se uma tese que gera dentro de si uma antítese. Do choque dialético entre esses dois pólos sobrevém uma nova situação histórica, uma síntese, que ainda carrega em si elementos do velho (tese) e do novo (antítese), que se instala, por sua vez, como tese novamente, dando curso ao processo histórico. Essa definição filosófica levou Marx a concepção que via nessa luta de opostos, que ele denominou de luta de classes, o motor da História, nos sucessivos embates entre modos de produção distintos, o fio condutor dos processos de mudança social” .
• “A aplicação do materialismo dialético aos fenômenos sociais teve o mérito de fundar uma teoria científica de inegável alcance explicativo: o materialismo histórico. Eles haviam chegado à conclusão de que seria necessário situar o estudo da sociedade a partir de sua base material. Tal constatação implicava que a investigação de qualquer fenômeno social deveria partir da estrutura econômica da sociedade, que a cada época constituía a verdadeira base da história humana” .



III) Ideologia
• Ideologia é um dos conceitos que foi reinterpretado por outros autores marxistas e que muitas vezes difere do entendimento marxiano sobre o tema. Marxistas são aqueles que utilizam de conceitos de Marx e marxianos é um termo utilizado quando quer se referir aos próprios conceitos de Marx.
• Para Marx o mundo não se apresentava como realmente era, pois a exploração e a luta de classes muitas vezes eram encobertas. Assim os antagonismos inerentes as classes sociais se apresentava de uma forma abrandada.
• O que os homens recebiam como imagem do mundo, não era o próprio mundo. Há uma falsa imagem que é tida como verdadeira. A imagem recebida não é a do objeto, por isso Marx fala da realidade de cabeça para baixo. Esse conjunto de idéias que fazem com que os homens tenham uma visão distorcida da sociedade em que vivem e consequentemente da exploração e da luta de classes é entendido por Marx como ideologia.
• Como o trabalhador recebe a imagem do mundo de cabeça para baixo por meio da ideologia, ele não tem consciência da realidade e com isso não pode mudar sua condição de explorado. A ideologia apresenta as idéias dominantes da classe burguesa.
• Idéia da inversão da realidade. Essa idéia de Marx vem de seu entendimento sobre o processo de conhecimento. Para Marx um objeto não era conhecido imediatamente e em seu todo. Era necessária uma abordagem de sucessivas aproximações do objeto para se conhecê-lo.


IV) Alienação
• Baseado no conceito de alienação de Feuerbach que entendia que a alienação do homem ocorria pela religião, que era criada pelo homem, porém entendida como algo além do homem e apartado deste.
• A palavra alienação:
o idéia de tornar-se estranho a si mesmo
o não reconhecer-se em suas obras, desprender-se
o distanciar-se
o perder o controle
• Esse conceito de Marx pode ser levado para diversos campos, porém foi pensado por Marx para descrever o estado do trabalhador no capitalismo, em que o separava dos meios de produção e dos frutos de seu trabalho
• A alienação também pode ser pensada em termos políticos, em que os homens através do voto, estabelecem representantes para os governos, e não atuam mais diretamente na vida política
• “ (...) refere-se a condição vivida pelo trabalhador assalariado na sociedade capitalista, um vez que nela ele perde a posse de sua força de trabalho, que passa a ser uma mercadoria como outro qualquer, vendida no mercado conforme as leis variáveis de oferta e da procura. Ao vender sua força em troca de salário, ele se aliena em relação ao seu trabalho e é alienado por ele, ao mesmo tempo, o que ocasiona outra alienação a si mesmo (...)”.


V) Modo de produção
• Estrutura da sociedade reflete a forma como os homens organizaram ao longo da história sua produção social de bens.
• Produção social engloba forças produtivas e relações de produção. Forças produtivas são as condições materiais para o desenvolvimento da produção, como os instrumentos, objetos e o homem (principal elemento das forças produtivas, que faz a ligação dos instrumentos e objetos)
• “Cada forma de organização das forças produtivas corresponde uma determinada forma de relação de produção” .
• “Relações de produção são as formas pelos quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva” . São relações produção: relações cooperativistas, escravistas, servis e capitalistas.
• “Forças produtivas e relações de produção são condições naturais e históricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade. A forma pela qual ambas existem e são reproduzidas numa determinada sociedade constitui o que Marx chamou de modo de produção” .
• Marx apresenta os seguintes modos de produção: sistema comunal primitivo, modo de produção asiático, modo de produção antigo, modo de produção asiático, modo de produção germânico, modo de produção feudal, modo de produção capitalista


VI) Classes sociais
• Para Marx não há entre os homens uma situação de igualdade, como pregava o liberalismo. Isso porque há desigualdades reais entre os homens, que decorrem de seu posicionamento nas relações de produção da sociedade. Os homens poderiam ser detentores dos meios de produção, capitalistas, ou ser aqueles que vendem sua força de trabalho, trabalhadores/proletários.
• Os trabalhadores não possuem os meios de produção, pois não possuem propriedades. A única propriedade que os trabalhadores possuem é sua prole (filhos), por isso a palavra proletariado.
• Os homens podem ser entendidos, portanto através de sua posição, situação de classe. A classe não é apenas uma categoria hierárquica, uma vez que determina a existência e a consciência do indivíduo.
• Marx entende que a história do homem é a história da luta de classes
• Há antagonismos e oposições entre as classes sociais. Segundo Marx, a luta de classes não é algo que existiu somente no capitalismo, mas desde a invenção da propriedade.
• A divisão entre as classes permite pensar em uma relação de exploração por parte do capitalista sob seus trabalhadores. Porém, somente na classe dos trabalhadores é possível uma consciência de classe que permite a chegar a revolução que gera a emancipação do proletariado.


VII) Bibliografia:

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: dos clássicos à sociedade de informação. 2ed, 6 reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. Coleção Primeiros Passos. 38 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARX, Carl. O manifesto comunista
_____. A ideologia alemã.



VIII) Textos selecionados:

Ideologia Alemã – Marx

(sobre o que é ideologia)

“A produção de idéias, de representações e da consciência está em primeiro
lugar direta e intimamente ligada à atividade material e 'ao comércio
material dos homens; é a linguagem da vida real. As representações, o
pensamento, o comércio intelectual dos homens surge aqui como emanação
direta do seu comportamento material. O mesmo acontece com a produção
intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, política, moral,
religião, metafísica, etc., de um povo. São os homens que produzem as suas
representações, as suas idéias, etc. (18) , mas os homens reais, atuantes e tais
como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas
forças produtivas e do modo de relações que lhe corresponde, incluindo até
as formas mais amplas que estas possam tomar A consciência nunca pode
ser mais do que o Ser consciente e o Ser dos homens é o seu processo da
vida real. E se em toda a ideologia os homens e as suas relações nos surgem
invertidos, tal como acontece numa câmera obscura (19) isto é apenas o
resultado do seu processo de vida histórico, do mesmo modo que a imagem
invertida dos objetos que se forma na retina é uma conseqüência do seu
processo de vida diretamente físico.”
Marx – Ideologia Alemã (1 parte – 4. [17], [18]

(sobre o processo de alienação)

Finalmente, a divisão do trabalho oferece-nos o primeiro exemplo do
seguinte fato: a partir do momento em que os homens vivem na sociedade
natural, desde que, portanto, se verifica uma cisão entre o interesse particular
e o interesse comum, ou seja, quando a atividade já não é dividida
voluntariamente mas sim de forma natural, a ação do homem transforma-se
para ele num poder estranho que se lhe opõe e o subjuga, em vez de ser ele a
dominá-la. Com efeito, desde o momento em que o trabalho começa a ser
repartido, cada indivíduo tem uma esfera de atividade exclusiva que lhe é
imposta e da qual não pode sair; é caçador, pescador, pastor ou crítico e
não pode deixar de o ser se não quiser perder os seus meios de subsistência.
Na sociedade comunista, porém, onde cada indivíduo pode aperfeiçoar-se no
campo que lhe aprouver, não tendo por isso uma esfera de atividade
exclusiva, é a sociedade que regula a produção geral e me possibilita fazer
hoje uma coisa, amanhã outra, caçar da manhã, pescar à tarde, pastorear à
noite, fazer crítica depois da refeição, e tudo isto a meu bel-prazer, sem por
isso me tornar exclusivamente caçador, pescador ou crítico. Esta fixação da
atividade social, esta petrificação do nosso próprio trabalho num poder
objetivo que nos domina e escapa ao nosso controlo contrariando a nossa
expectativa e destruindo os nossos cálculos, é um dos momentos capitais' do
desenvolvimento histórico até aos nossos dias.
O poder social, quer dizer, a força produtiva multiplicada que é devida à
cooperação dos diversos indivíduos, a qual é condicionada pela divisão do
trabalho, não se lhes apresenta como o seu próprio poder conjugado, pois
essa colaboração não é voluntária e sim natural, antes lhes surgindo como
um poder estranho, situado fora deles e do qual não conhecem nem a origem
nem o fim que se propõe, que não podem dominar e que de tal forma
atravessa uma série particular de fases e estádios de desenvolvimento tão
independente da vontade e da marcha da humanidade que é na verdade ela
quem dirige essa vontade e essa marcha da humanidade.
Esta «alienação» - para que a nossa posição seja compreensível para os
filósofos - só pode ser abolida mediante duas condições práticas. Para que
ela se transforme num poder «insuportável», quer dizer, num poder contra o
qual se faça uma revolução, é necessário que tenha dado origem a uma
massa de homens totalmente «privada de propriedade», que se encontre
simultaneamente em contradição com um mundo de riqueza e de cultura
com existência real; ambas as coisas pressupõem um grande aumento da
força produtiva, isto é, um estádio elevado de desenvolvimento. Por outro
lado, este desenvolvimento das forças produtivas (que implica já que a
existência empírica atual dos homens decorra no âmbito da história mundial
e não no da vida loca]) é uma condição prática prévia absolutamente
indispensável, pois, sem ele, apenas se generalizará a penúria e, com a
pobreza, recomeçará paralelamente a luta pelo indispensável e cair-se-á
fatalmente na imundície anterior. Ele constitui igualmente uma condição
prática sine qua non, pois é unicamente através desse desenvolvimento
universal das forças produtivas que é possível estabelecer um intercâmbio
universal entre os homens e porque, deste modo, o fenômeno da massa
«privada de propriedade» pode existir simultaneamente em todos os países
(concorrência universal), tornando cada um deles dependente das
perturbações dos restantes e fazendo com que finalmente os homens
empiricamente universais vivam de fato a história mundial em vez de serem
indivíduos vivendo numa esfera exclusivamente local. (...)

Nenhum comentário: